Uma fortaleza antiaérea construída pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial vai virar uma usina de energia sustentável no bairro de Wilhelmsburg, em Hamburgo, segunda maior cidade da Alemanha.

A estrutura de concreto reforçado não tinha uso algum desde que os nazistas foram varridos da Europa, em 1945.  A torre tem 9 metros de altura e servia para dar abrigo a até 30 mil pessoas durante os bombardeios aliados. As paredes externas têm espessura entre 2 e 3,5 metros, para resisstir aos explosivos. Em 1947, os britânicos implodiram o interior do prédio para que não voltasse a ter uso bélico. No entanto, o exterior ficou praticamente intacto.

Bunker 1 (Foto: IBA/Divulgação)
Arte mostra como deve ficar o bunker quando a obra estiver terminada. A previsão é que esteja funcionando no final do próximo ano. (Foto: IBA/Divulgação)

Agora estão em andamento as obras para instalar no local uma usina com placas solares no teto e na parede que dá para o Sul, além de um gerador que usa biomassa como combustível. Esses equipamentos vão fornecer água quente e eletrcididade para casas vizinhas. Segundo a empresa que executa o projeto, a ideia é que a usina esteja em funcionamento até o final de 2012.

Bunker 2 (Foto: IBA/Divulgação)
Foto de abril mostra máquinas rompendo a grossa parede da construção.  (Foto: IBA/Divulgação)

Deixe um comentário